A opção por cuidadores profissionais

Para famílias que dispõem de recursos financeiros, há a possibilidade da contratação de cuidador profissional. Dividir o cuidado é uma maneira de aliviar a sobrecarga do familiar-cuidador e seu estresse aumentando sua qualidade de vida. Pode haver resistência do paciente na inserção do cuidador profissional, por isso é importante fazer a adaptação gradualmente.

Dicas:

  • É importante que o cuidador de idosos tenha informação sobre a doença de Alzheimer e saiba identificar e manejar sintomas com tranquilidade sem confundí-los com birra ou preguiça.
  • Existem cursos de formação e atualização para cuidadores de idosos com abordagem de temas na área de demência que podem auxiliar na condução da tarefa de cuidar.
  • Quanto à contratação, sugere-se verificação de experiência profissional, referências anteriores com confirmação de histórico com antigos empregadores.
  • Os direitos trabalhistas devem ser respeitados e é recomendável a consulta e orientação de um profissional de contabilidade para conhecimento e seguimento de parâmetros legais do contrato.
Avalie esta página: 
Média: 4.1 (46 votos)